EXERCÍCIOS

01. Os trechos estão corretamente associados às correspondentes personagens entre parênteses, exceto:

02. Tendo em vista a relação amorosa entre Camila e o Dr. Gervásio, assinale a única opção errada entre as que se seguem:

03. A narradora é onisciente e fala a partir da consciência de algumas personagens. Leia o trecho a seguir e, depois, identifique a personagem cujo pensamento está sendo revelado pela narradora.

“Sentia-se opresso, como se carregasse nos ombros um fardo muito pesado. Era a primeira vez que atentava na pequena duração da mocidade: a falta de energia dos outros tempos doía-lhe na alma”.

04. Todas as opções a seguir referem-se à narrativa A Falência e estão corretas, exceto:

05. A cena em que Ruth contempla as estrelas no Observatório é marcante na narrativa. Assinale a opção que não se confirma na referida passagem.

06. A temática amorosa envolve várias personagens. As opções a seguir mostram situações relacionadas à vida amorosa dessas personagens que são confirmadas pela narrativa, exceto

07. As opções a seguir associam corretamente o nome da personagem a sua respectiva característica identificadora, exceto

08. Em certa passagem da narrativa, Camila e Dr. Gervásio, acompanhados de Ruth (filha de Camila), ao chegarem a uma confeitaria, encontram uma mulher ainda moça, “toda de luto”, que causou forte comoção no médico e preocupação em Camila. Assinale a opção que revela a identidade dessa mulher.

09. Leia o seguinte trecho, retirado de uma das primeiras páginas de A Falência e, em seguida, assinale a opção que identifica a quem se referem estas frases:

[...] Senhores, a audácia ajuda a fortuna. Fiquem certos [de] que o bom negociante não é o que trabalha como um negro, e segue a rotina dos seus antepassados analfabetos. O negociante moderno age mais com o espírito do que com os braços e alarga os seus horizontes pelas conquistas nobres do pensamento e do cálculo (p. 32).

10. A primeira reação de Camila, ao saber da falência do marido, foi culpá-lo e chamá-lo de “burro”. Assinale o sentimento para com o marido, declarado por ela própria, que passou a tomar conta de Camila.

11. Em determinada passagem da narrativa, Camila usa a expressão “insossa domesticidade”. Redija um texto de 5 a 7 linhas deve explicando o significado dessa expressão no contexto em que ela está inserida.

12. Ao final da narrativa, o suicídio de Francisco Teodoro deixa desamparadas a viúva, as filhas, uma sobrinha de Camila e uma serviçal. Elas passam a morar numa modesta casa suburbana e recomeçam a vida. Em que sentido é possível dizer que esse desfecho apresenta um esboço de uma saída feminista, mesmo que tímida? Redija um texto de 4 a 6 linhas apresentando sua resposta.

13. Redija um texto de 4 a 6 linhas analisando os desdobramentos da relação entre Camila e seu filho, Mário.

14. Leia o seguinte trecho de A Falência:

[...] Debruçada sobre a mesa, Ruth escrevia em papel de pauta, preparando lições para duas discípulas novas. Toda a sua indolência antiga se transformara em atividade. Nina cosia à máquina e, no meio da casa, Noca borrifava a roupa para o engomado. Ela [Camila] olhou para todos. Ruth estava feiosa, muito magrinha; mas a sua coragem iluminava-lhe a fronte, uma fronte de homem, vasta e pensadora; as outras pareciam até mais bonitas naquele afã. Estavam na sua atmosfera (p. 354).

Redija um texto de 7 a 9 linhas analisando as observações da narradora, sobretudo a diferença entre Ruth e as demais mulheres.

15. Leia este trecho de encerramento de A Falência, de que participam os irmãos Capitão Rino e Catarina:

[...] Houve uma troca de confidências entre os dois rostos mudos; depois, curvando-se um pouco para o irmão, a moça perguntou em voz baixa: – Vais visitá-la [Camila] agora?
Rino hesitou, e depois, com o tom de voz mais natural do mundo, respondeu com outra pergunta:
– Para quê? ...

Redija um texto de 5 a 7 linhas expondo sua interpretação desse trecho de encerramento do livro.